Bem vindos à exposição virtual "Química, Arte e Inteligência Artificial"!
Esta exposição é uma compilação de várias atividades que têm vindo a ser desenvolvidas pela Prof. Clementina Teixeira ao longo dos últimos anos. A compilação destas atividades está organizada em seis capítulos, incidindo em observações à lupa estereoscópica de cristais químicos, objetos e artefactos de ourivesaria (zircónias, cristais metálicos de ouro, prata, cobre e ligas metálicas) e reações ácido-base. Também relacionada com esta temática disponibilizamos o catálogo da exposição "Química, Arte e Cristais".
Alguns vídeos e fotos possuem padrões decorativos construídos com o programa de simetrias GeCla, Gerador e Classificador de simetrias da Associação Atractor.
Esta exposição já foi visitada
vezes!
Projeto de crescimento de cristais inorgânicos incolores com corantes alimentares. Neste caso o sulfato de amónio foi corado com Sunset Yellow (amarelo-sol). Cristais preparados por David Fernandez Pinilla, com orientação de Cristina Fernandes, Henrique Matos e Clementina Teixeira, 2002.
Observação à lupa estereoscópica.
Clementina Teixeira, 2019.
Padrões usando um programa de simetrias e aplicações de inteligência artificial para telemóvel. Clementina Teixeira, 2020. Tal como o Vasco Palmeirim, também nos apaixonámos por uma placa de acrílico!
Cristais de alúmen de cromo preparados em 2013 por Gonçalo Santos. Observação à lupa estereoscópica e padrões decorativos construídos por regras de simetria simples e aplicações para telemóvel.
Cristal tabular de sulfato de cobre pentahidratado, preparado por Gonçalo Santos, por evaporação isotérmica em placa de Petri. Observação à lupa estereoscópica. Construção de padrões decorativos por regras de simetria simples e aplicações para telemóvel.
Cristais dendriticos de prata formados na reação entre cobre e nitrato de prata fotografados à lupa estereoscópica, modificando a iluminação durante a observação. Construção de padrões químicos usando regras de simetria simples e aplicações para telemóvel.
Cristais de sulfato de cobre pentahidratado preparados em 2000. Após 20 anos de armazenamento ao abrigo da luz, pó e humidade, um dos cristais, já parcialmente desidratado foi fotografado à lupa estereoscópica. Com as fotomicrografias construíram-se padrões decorativos por regras de simetria simples e usando também aplicações para telemóvel.
As lupas estereoscópicas binoculares de base diascópica permitem obter fotomicrografias bastante razoáveis. Na terceira foto vê-se uma lupa estereoscópica trinocular, com câmara de vídeo colocada na vertical e ligada a um monitor Sony®, não observável na imagem.